O manuseio de ímãs fortes pode ser potencialmente perigoso, devido ao elevado poder de atração que contém estes objetos. Ou seja, trabalhar com essas peças de forma descuidada, sem conhecimento de medidas de segurança, pode causar uma série de acidentes.
De fato, os ímãs são feitos para ajudar a gente no dia a dia, por isso é necessário que você manuseie com responsabilidade, para evitar quaisquer acidentes resultantes da utilização de ímãs fortes.
Neste conteúdo vamos falar dos perigos de não manusear corretamente esses ímãs e como podemos evitar acidentes no seu uso. Continue a leitura para saber mais!
Medidas de segurança
As principais medidas de segurança que devemos seguir quando falamos de ímãs fortes são:
- Uso de óculos de proteção
A causa mais comum de quebras de ímãs fortes é pela batida por atração entre duas peças e é possível que um ou ambos se quebrem e soltem lascas. Devido a força do impacto é possível que pequenas lascas voem em alta velocidade para os olhos.
Por conta disso, sempre aconselhamos o uso de óculos de proteção na hora de manusear os ímãs fortes. Assim, você evita que essas pequenas lascas acertem os seus olhos.
- Uso de luvas
É importante também usar luvas ao manusear os ímãs. Isto porque a força magnética entre dois ímãs é muito grande, e caso eles escapem da mão ao serem atraídos, podem beliscar a pele de quem está os manuseando.
- Manter fora do alcance de crianças
Os ímãs são materiais relativamente perigosos, e não aconselhados para crianças.
Mesmo os ímãs pequenos, que não possuem grande força de atração, também são considerados perigosos pois podem ser engolidos e causar uma série de danos ao organismo da criança.
- Manter distância de dispositivos de armazenamento e dispositivos eletrônicos sensíveis
Os ímãs, principalmente os grandes e muito fortes, são capazes de danificar dispositivos eletrônicos como telas de computadores, celulares e cartões. Portanto, é necessário mantê-los longe destes objetos por pelo menos 20cm de distância.
Para mais conteúdos voltados ao mundo dos ímãs, desde segurança a curiosidades, clique aqui e acesse o blog Koimãs.