Muito se fala da utilidade dos ímãs, seus diversos benefícios e de sua ampla versatilidade, mas raramente você encontra um conteúdo sobre os possíveis riscos no manuseio ou até mesmo à saúde. Essa pauta é de extrema importância, pois adverte, instrui e educa a quem interessar.
Apesar de serem poucos os riscos à saúde humana, ainda sim é necessária atenção com manuseio ou até mesmo, com aspectos de bem-estar, pois se você possui alguma espécie de aparelho médico em seu corpo, ele pode comprometer a atividade. É como diz o velho ditado: “melhor prevenir do que remediar”, portanto não é porque não possui riscos que você deve se descuidar.
Confira a seguir os principais riscos que mapeamos no mercado e como ele pode impactar a sua utilização com manuseio e até mesmo, a sua saúde.
Afinal, os ímãs podem trazer algum risco à saúde?
Até o momento, os riscos identificados foram específicos. Como por exemplo, para as pessoas que possuem marcapasso. Elas precisam ficar atentas, pois o manuseio desses objetos magnéticos pode interferir em seu funcionamento e ocasionar uma eventual falha.
Pessoas que possuem alergia a níquel também precisam tomar cuidado, pois alguns ímãs possuem o elemento, e isso certamente desencadeará uma crise alérgica.
Assim como engoli-los, principalmente se for mais de um. Sua ingestão pode causar danos graves e obstrução de órgãos.
Perigos ao manusear ímãs
Um ímã por si só não possui nenhum risco, porém quando há dois ou mais essa situação muda. Ao lidar com objetos de forte poder de atração é necessário extremo cuidado e um prévio conhecimento do que o manuseio incorreto pode acarretar, caso contrário o indivíduo pode vir a sofrer graves acidentes devido a displicência.
É importante lembrar que ao manusear ímãs é necessário o uso de alguns equipamentos de segurança, como luvas para evitar que a pele seja beliscada e óculos de proteção para caso ocorra uma atração entre os ímãs e eles quebrem ou soltem lascas devido a força do impacto.
O acidente mais comum ao manusear ímãs é o de esmagamento. Prender os dedos ou a mão entre eles pode ser extremamente doloroso e causar fraturas e num quadro mais grave lidando com ímãs mais fortes, como os de neodímio, por exemplo, é possível ter casos de amputação.
Também é perigoso manusear esses objetos magnéticos perto de substâncias inflamáveis, pois a atração pode gerar faíscas e ao entrar em contato com o material ocorrer uma explosão.
Saiba tudo a respeito dos riscos de manusear ímãs no nosso conteúdo completo.
É iminente que os ímãs não possuem riscos de saúde alarmantes, mas sim determinações isoladas. Por outro lado, também vemos muitos alertas de manuseio desses objetos, muito por conta de sua força de atração.Conheça outras informações, curiosidades e dicas a respeito do mundo dos produtos magnéticos. Acesse o blog da Koimãs e confira tudo.
1 comentário em “Riscos que os ímãs podem causar”
Qual o gauss que acomete fraturas e esmagamento?