Os motores são peças fundamentais em qualquer tipo de atividade industrial e automobilística. Afinal, eles são responsáveis por fornecer energia para o veículo ou máquina em que são utilizados. No caso dos motores BLDC essa energia é feita por meio da transformação da energia elétrica em energia mecânica.
O nome BLDC vem da sigla em inglês “Brushless Direct Current”, que significa “motor de corrente contínua sem escovas”. Esse tipo de equipamento possui ímãs em sua constituição, que contribuem para a melhora de sua performance.
Quer saber mais sobre esse motor e quais as vantagens de utilizá-lo? Então, continue com a gente para saber mais sobre o assunto.
Como os motores BLDC funcionam
Os motores BLDC são constituídos por um rotor, feito de ímãs permanentes, um estator de bobinas e uma carcaça.
Os ímãs são ligados a um eixo central ou a um cilindro rotativo. Por meio da força magnética produzida por esses objetos, cria-se uma corrente contínua nos enrolamentos do estator e, dessa forma, o motor consegue transformar a energia elétrica em energia mecânica.
Diferentemente dos modelos tradicionais, os motores BLDC não possuem escovas de carvão para a transferência de energia. Isso porque a transferência de energia ocorre pelas forças de atração e repulsão magnéticas entre os magnetos permanentes do motor.
O campo magnético rotativo é induzido pelas bobinas eletromagnéticas do estator, resultando na energia final.
Além disso, esses tipos de motores podem ter frequências de energia baixas e altas.
Os motores com frequência baixa operam com frequência abaixo de 20 kHz. Por isso, costumam ser usados em dispositivos que requerem baixo custo. Hardwares de computador, coolers, plataformas giratórias, aviões de controle remoto e drones são algumas das principais aplicações.
Já motores BLDC de alta frequência operam com capacidade acima de 20 kHz, suportando altas cargas de corrente elétrica. Eles podem ser usados em carros elétricos, empilhadeiras, máquinas de conformação e rádio controlados.
Além da versatilidade em aparelhos e dispositivos, esses aparelhos oferecem diferentes vantagens, como mostraremos a seguir.
Benefícios dos motores de corrente contínua
Como esse tipo de motor conta com a presença de ímãs que melhoram o seu desempenho, ele oferece diferentes benefícios:
Maior eficiência
Ao contrário dos motores convencionais, o BLDC consegue converter uma maior quantidade de energia elétrica em energia mecânica.
Eles consomem menos energia, o que diminui os custos operacionais. Isso ocorre pois esse modelo consegue controlar continuamente a força rotacional máxima.
Sem contar que eles são mais silenciosos. Afinal, não utilizam escovas de carvão – as responsáveis pelos barulhos proveniente do contato com o comutador.
Maior controle
Motores de corrente contínua também podem ser controlados para fornecer com precisão o torque e a velocidade da rotação desejada. Com um controle de precisão, o consumo de energia é reduzido. Assim, eles se tornam uma boa opção para aplicações que exigem alta pressão.
Maior vida útil
Sabia que a falta de escovas torna o motor BLDC muito mais resistente? O atrito, desgaste e temperatura de trabalho contínuos diminuem a vida útil do motor.
Ou seja: no BLDC, o desgaste mecânico é menor. Ele consegue durar mais tempo e com menos necessidade de manutenção.
Além disso, sem as escovas de carvão, não é preciso realizar trocas, o que economiza tempo e dinheiro.
Viu como os ímãs podem ajudar a melhorar a performance até mesmo dos motores? Essa é só mais uma das possibilidades que os campos magnéticos podem oferecer para o nosso cotidiano!
E se você quiser conhecer outras soluções, acesse o blog da Koimãs e confira mais curiosidades.