Quando o assunto é sobre ímã, você já deve saber que existem muitos detalhes técnicos, esses pormenores são importantes para compreensão geral da aplicação de cada tipo de ímã.
Desta vez vamos entender a diferença entre ímã isotrópico e anisotrópico, o que em poucas palavras se referem a direção em que a magnetização ocorre.
O que é um ímã isotrópico
O ímã isotrópico mantém suas propriedades magnéticas em qualquer uma das direções, sem qualquer padrão de direção magnética. Desta forma é possível afirmar que é possível magnetizar um ímã isotrópico em qualquer direção.
Por outro lado, para este tipo de ímã, a direção magnética deve ser determinada antes mesmo da produção, com isso suas propriedades ficam isentas da dependência de sua orientação, assim como suas partículas que não se deparam quando são casualmente ordenadas. Um exemplo disso são os materiais isotrópicos, o vidro, metal, polímero, líquidos, entre outros.
O que é um ímã anisotrópico
O ímã anisotrópico concentra suas propriedades magnéticas apenas em uma única direção, por isso é correto afirmar que seus atributos são predeterminados dependendo de sua direção.
Os ímãs de neodímio, ferrite e alnico, por exemplo, são ímãs anisotrópicos. Outro tipo de material anisotrópico, neste caso fora do cenário magnético, é a madeira, pois depende da orientação que é aplicada.
Diferença entre isotrópico e anisotrópico
- Ímã isotrópico possuem força magnética inferiores às dos ímã anisotrópicos
- A base para matéria prima de um ímã isotrópico é granular, já a de um ímã anisotrópico é formado em pó
- As medidas de um ímã isotrópico tem uma média de medida em 3-4 micrômetros (μm), enquanto um ímã anisotrópico tem uma média de medida em 0.85±0.1 micrômetros (μm)
A Koimãs é a maior distribuidora de produtos magnéticos do país, e trabalha com vários tipos de ímãs anisotrópicos, conheça mais sobre nossos produtos.
[rock-convert-cta id=”2767″]