Por muitas vezes trouxemos conteúdos que enfatizam a presença dos ímãs em muitos objetos do dia a dia, desta vez vamos conhecer um pouco das aplicações em um dos setores que mais se desenvolveu ao longo dos anos, a tecnologia.
As diferentes tecnologias proporcionam diversas inovações em nosso cotidiano, através dos ímãs e seus principais atributos, garantimos que computadores, eletrodomésticos, e outros equipamentos permaneçam funcionais.
Um fato muito importante, é que existe uma grande quantidade de itens tecnológicos criados a partir de um ímã, e seus avanços disruptivos afirmam isso.
Ímãs nas televisões e monitores
Nos televisores e monitores do tipo CRT, daqueles mais antigos de tubo, em sua composição de materiais existem ímãs e elétrons que são disparados contra a tela gerando uma carga elétrica.
Lembra que quando algum dos seus dispositivos eletrônicos se aproximavam destes antigos aparelhos, um ruído era gerado, causando uma instabilidade na imagem mostrada no momento? Pois bem, pelo motivo deste aparelho possuir um ímã, isso acontecia.
Portanto, não era recomendado a utilização de itens magnéticos próximos, pois podiam ser danificados a longo prazo.
Ímãs em discos rígidos
Os famosos HDs, como também são conhecidos os discos rígidos, possuem ímãs em seus componentes para diversas finalidades. E auxiliam para que o funcionamento deste equipamento seja pleno.
Em geral, os discos rígidos são ferramentas para armazenagem de arquivos em computadores, notebooks e até mesmo, para armazenamento externo de arquivos, jogos e outros.
Ímãs em outros objetos
Alguns tipos de motores utilizam propriedades de determinados tipos de ímãs permanentes, dependendo de cada tipo de motor. Um grande exemplo do papel dos ímãs para os carros atuais, é em suas ações de partida, parada e aceleração do carro. Isso acontece devido a aproximação e afastamento dos ímãs.
Para equipamentos medicinais, por exemplo, os ímãs são protagonistas. E está presente em equipamentos de ressonância magnética.