Sabemos que a tecnologia revolucionou o mercado e trouxe mais inteligência para os processos corporativos. Um exemplo disso são os ímãs no setor automobilístico, onde ajudou a otimizar algumas rotinas e melhorou o funcionamento da fábrica para aumentar a produção de veículos.
Ou seja, o campo industrial automotivo sempre foi bastante influenciado pela tecnologia. É possível observar desde os primeiros carros, que não tinham cinto de segurança, até os modelos mais recentes de carros elétricos.
Neste conteúdo, vamos falar mais sobre os ímãs no setor automobilístico, destacando os seus benefícios e vantagens que contribuíram para o desenvolvimento do setor. Em suma, eles são fundamentais para entender não só a operação dos modelos mais recentes, mas também toda a linha de veículos.
Ímãs no setor automotivo: a peça-chave!
Antes de mais nada, é importante destacar que os ímãs no setor automotivo são usados há bastante tempo. Eles têm funcionalidades cada vez mais variadas, tanto na linha de montagem quanto no desenvolvimento do próprio veículo.
Portanto, é possível encontrar ímãs por todo o veículo, por exemplo nos limpadores de para-brisa, apoiadores de teto, portas e motores de movimento dos diferentes assentos presentes no carro.
Por outro lado, eles também são usados em partes mais sensíveis do veículo, como o sistema de frenagem ABS ou nas caixas de câmbio automáticas onde eles atuam para uma mudança de marcha mais suave.
Além disso, vale destacar que os ímãs aparecem também no sensor de posição, um item que passou a ser indispensável hoje em dia, e em outros itens úteis como a plataforma que avalia se colocamos ou não o cinto de segurança.
Por fim, outro ponto que merece destaque dos ímãs no setor automotivo, é que, de modo geral, eles conseguem automatizar processos e fazer com que as mais diversas partes do veículo tenham maior eficiência e segurança, quando comparado com itens que não utilizam ímãs.
Benefícios e vantagens dos ímãs no setor
Com um processo de montagem mais otimizado e avançado por conta dos ímãs no setor automotivo, podemos ter mais vantagens para a indústria. De fato, eles fazem parte de todo o processo de montagem.
Com isso, durante todo o procedimento de montagem dos carros, vários modelos de ímãs são aplicados para manipular ou melhorar diferentes componentes dos automóveis.
Ou seja, além de sua aplicação em alguns componentes do veículo para garantir mais segurança ao usuário, eles também são usados como forma de manipulação para automatizar a linha de montagem industrial.
Além do mais, vale destacar que eles compõem tanto os veículos de alto valor tecnológico, como outros modelos menos avançados e mais simples. Ou seja, eles agregam muito valor no resultado final do produto, independente de qual ele seja.
De fato, não há dúvidas que a chegada dos ímãs no setor automobilístico fez com que a evolução e tecnologia caminhassem a passos largos. Eles chegaram pela primeira vez na linha de montagem e depois passaram para os componentes, gerando alto valor tecnológico e mais segurança ao usuário.
Isso sempre agrega mais valor final ao produto, mostrando que nos mínimos detalhes de um veículo os ímãs estão presentes, seja para melhorar os processos ou para trazer mais conforto e segurança.
Desde sempre esse foi o intuito dos ímãs, ajudar a melhorar a tecnologia e trazer mais vantagens independente do setor. Na indústria automobilística, isso caiu como uma luva, já que ele ganhou grande importância em diversos pontos de um projeto.
Para saber mais sobre o uso dos ímãs e como eles auxiliam em diversos setores do mercado, clique aqui e acesse o blog Koimãs.