As indústrias de mineração são responsáveis pela extração da matéria-prima utilizada na fabricação de ímãs permanentes. Por outro lado, esses mesmos ímãs permanentes são utilizados na mineração para separação de impurezas.
Para te ajudar a compreender melhor, trouxemos este breve conteúdo com as principais informações.
Extração de minerais
A indústria de mineração é responsável pela extração de diversos minerais que se concentram naturalmente na terra. Entre eles, o minério produzido na fabricação de ímãs permanentes.
A extração de todos os minerais, inclusive o da matéria-prima dos ímãs permanentes, acontece com o suporte de equipamentos que operam com eletricidade e com componentes eletrônicos que carregam os ímãs em seus mecanismos.
Todo o maquinário e dispositivos são seguros contra materiais ferrosos poluidores, capazes de danificar a capacidade das máquinas. Portanto, a função dos ímãs de segurança é um ponto chave para todo o trabalho desempenhado.
Limpeza de minerais
Na etapa de tratamento da matéria-prima, a presença dos ímãs também é indispensável. Temos um simples exemplo para ilustrar este ponto:
Imagine que a extração de um carvão precisa ser processada para ser útil e eficiente em sua aplicação final, neste contexto como matéria prima para combustível. O desempenho dos ímãs nas correias transportadoras permite que o carvão (ou outro tipo de matéria-prima extraída), fique “limpo” de materiais de origem magnética que podem ter contaminado a matéria.
Portanto, a relação entre a mineração e os ímãs ocorre em dois momentos: o produto final (ímãs) utilizados em várias etapas da indústria da mineração tem sua matéria-prima extraída por essa mesma indústria.