Um dos motivos pelo desenvolvimento dos ímãs de neodímio em motores foi a necessidade de encontrar uma alternativa ao petróleo para o setor de transportes, após a crise de petróleo entre 1973 e 1979, que causou desestabilidade na economia mundial com o aumento de até 400% nos seus preços. Além disso, os carros com motor elétrico têm sido a principal aposta mundial da indústria por serem menos poluentes, mais sustentáveis, e contribuírem para um planeta mais limpo.
A decisão pela escolha do ímã correto é muito importante, pois assegura o sucesso do projeto do motor. Por isso, para determinar o uso de um ímã permanente deve-se conhecer, além de seus atributos, a qualidade e suas principais aplicações.
Os principais pontos a serem analisados são:
- Produto energético: qual a capacidade máxima para energia magnética com desempenho máximo do objeto
- Remanência: é a permanência do magnetismo que foi induzido no ímã, a força magnética
- Coercividade intrínseca: estabilidade magnética quando exposto a altas temperaturas, ou seja, a resistência do ímã de neodímio quanto a desmagnetização
- Temperatura de Curie: é o ponto quando o material perde suas propriedades magnéticas sob a influência de temperaturas superiores a temperatura de Curie
Vantagens do ímã de neodímio utilizado nos motores
Apesar de existirem outros quatro tipos de ímãs permanentes, fica claro que os ímãs de neodímio possuem uma potência magnética inconfundível. Normalmente, os ímãs de neodímio são utilizados com frequência em motores para veículos híbridos e elétricos. Suas principais características são a maior remanência, estabilidade magnética (coercividade) e a produção de energia, mas alcança uma temperatura Curie inferior à dos outros tipos de ímãs.
A aplicação dos ímãs de neodímio na indústria automobilística tem aumentado ano após ano, pois nenhum outro material magnético consegue se igualar ao desempenho deles.
Sua performance poderosa se dá porque os ímãs de neodímio são considerados os ímãs mais fortes do mundo. Um exemplo disso é que uma simples grama de um neodímio pode suportar milhares de vezes o seu peso.
Para utilizar um ímã de neodímio em um motor, como por exemplo nos motores elétricos, existe uma combinação a ser feita. Neste caso, a fusão de um eletroímã com um ímã permanente, e é aí que o ímã de neodímio entra, pois ele é capaz de converter energia elétrica em energia mecânica.
Os motores que contém os ímãs de neodímio oferecem alto desempenho comparado aos motores tradicionais. Por este motivo sua aplicação também pode ser expandida às turbinas eólicas e geradores. Com isso, garantem seu principal requisito, a eficiência a longo prazo.
Os ímãs de neodímio são utilizados com frequência em motores para veículos híbridos e elétricos. Estes motores têm sido a principal aposta mundial da indústria por serem menos poluentes, mais sustentáveis, e contribuírem para um planeta mais limpo.
As principais características dos ímãs de neodímio que influenciam positivamente no desempenho dos motores são a maior remanência, estabilidade magnética (coercividade) e a produção de energia.
[rock-convert-cta id=”2816″]